FOTOS

Clique aqui

AGENDA

Clique aqui

ARTIGOS

Clique aqui

PALESTRANTES

Clique aqui

COORDENAÇÃO

Clique aqui

Édio José Kessler - SINDROME DO PENSAMENTO ACELERADO - SPA

          Tudo tem e esta em constante movimento. O universo, a natureza, os animais, o ser humano. Tudo o que tem vida se movimenta. E todo movimento tem um ritmo saudável e o seu tempo natural. Uma plantinha tem o seu tempo natural de crescimento para chegar à afloração e a gerar frutos. O rio tem o seu tempo para chegar no mar. O corpo humano tem o seu tempo de passar a fragilidade de uma criança para chegar à estrutura adulta. Isso é fácil de compreender e aceitamos com naturalidade.

            Assim é o nosso pensamento. Ele tem o seu tempo, seu movimento e seu ritmo. O cérebro humano tem uma estrutura, e conforme é estimulado ele responde. O cérebro responde aos estímulos esternos, criando estados emocionais e uma reação física frente ao estimulo provocado, a fim de poder interagir de uma forma adequada. Este ciclo entre estimulo e resposta é a dinâmica natural da vida. Frente um estimulo temos ou prazer ou dor. Prazer em poder saborear, interagir com o que estamos vendo, ouvindo ou sentindo. Ou temos dor, aversão e usamos todos os recursos para fugir, sair da situação. Isso é a dinâmica natural das relações e do processo da organização da mente.

            O que é a Síndrome do Pensamento Acelerado – SPA, é quando vários estímulos são sobrepostos ao nosso cérebro. Quando nosso cérebro esta processando uma informação e ao mesmo tempo já recebe outra e mais outra informação. Isso da um congestionamento mental e emocional. Faz com que o cérebro não fecha o ciclo do seu processar. O corpo esta sendo preparado para uma reação e ao mesmo tempo recebe informações para outra reação.  Isso leva a um conflito mental, emocional e físico. O pensamento ainda não concluiu uma situação já é estimulado para outra situação. Assim isso acontece com as emoções e as reações físicas. Ficamos acelerados o tempo todo e não dá tempo de desacelerar.

            A realidade de hoje nos distancia muito do ciclo da naturalidade de ser. Estamos distantes do ciclo da natureza. Uma criança muito cedo já tem todas as informações da vida, já pensa e discute de igual com os adultos. Ela tem informações de criança, de adolescente e de adulto ao mesmo tempo, mas tem uma estrutura mental de criança.

            Um adolescente estimula o seu cérebro com muitos estímulos que o seu corpo não da conta de processar. Ou melhor, usa a sua mente para jogar mas não usa o seu corpo para jogar. O corpo é estimulado a correr, a gritar, a transpirar, mas por sua vez só faz isso no pensamento, pois fica sentado frente o computador imaginando o jogo e não jogando com o corpo. Faz com que o corpo fica muito estimulado para agir, mas como isso não acontece, a adrenalina fica no corpo acumulado, o corpo esta acelerado sem ter sido usado. Isso leva a uma grande ansiedade e faz com que não descarrega o estimulo e por sua vez começa comer para preencher o vazio que ficou. Isso leva a uma obesidade. Isso vira um ciclo vicioso e aumenta o acelerar do pensamento e não em sintonia com a velocidade do corpo.

            O adulto é estimulado a fazer 10 coisas ao mesmo tempo e com situações diferentes, onde não dá tempo de fechar as cosias. O corpo fica em estado de alerta, em ansiedade. É estimulado para uma coisa e ao mesmo tempo para outra. Importante entender que as decisões são tomadas na sintonia entre pensar, sentir e reações físicas. E quando não há uma congruência entre estes três níveis gera-se um conflito e as decisões não são tomadas. Faz com que adiamos muitas decisões e isso vai só acumulando mais o estresse e a ansiedade e a estima vai caindo mais e mais.

            Isso tudo leva a irritabilidade, a dificuldade de concentração, déficit de memória, sono alterado, ansiedade excessiva e entre outras reações físicas e principalmente a baixa estima.

            Fundamental criar uma sintonia entre o pensamento, emoções e reações físicas. Ter consciência onde esta o física ai estar com as emoções e com o pensamento. Além disso aprender a usar o corpo de uma forma adequada com atividades físicas e com uma alimentação saudável. Saber fazer uma faxina mental, saber cultivar pensamentos que são adequados com as escolhas do momento presente.

O fazer e trabalhar muito não leva ao estresse, mas sim quando o nosso fazer esta em conflito com o nosso jeito de pensar e sentir.

 

Édio José Kessler

edio@crescerhumano.com.br

51 8140-5051




 

Ver Mais

2012 © Copyright - iDHEall - Todos os Direitos Reservados